quarta-feira, 4 de maio de 2016

Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 4


Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 4

Lula a caminho da produção cientifica – o TCC, a monografia e a tese; por fim, o trabalho de pós doc. A produção da própria literatura; sem obedecer tantas regras, a oportunidade de fazer diversos pós-doutorados e construir novas teses.

PDF 637

 


Alguns mestres e doutores departamentais, podem entender o pós-doc como um prêmio, A oportunidade de conhecer outros estados e outros países, sem o compromisso de criar uma tese, tal como no doutorado. Apenas aprofundar alguns estudos. Sem o compromisso de produzir um conhecimento que possa ser criticado ou abalado em uma defesa pública, com as portas abertas, as portas da referenciada academia. Um prêmio dado a alguns professores para conhecer outras cidades, outros estados e outros países. Conhecer novas pessoas e novas histórias. Adquirir novas ideias. A possibilidade de afastar o professor do departamento, por alguns meses, alguns anos, ou por um momento.

Com o doutorado Lula poderá ter a liberdade de escolher o lugar onde fará seus pós-doutorados. A possibilidade de conhecer outras culturas e outras histórias. A liberdade de colocar outros líquidos no copo, e apreciar outros sólidos. Os sabores também produzem um conhecimento. Saberes e sabores estão sempre associados, corpo sadio e mente alimentada.

Conhecer outros espaços e outros climas. Trocar a cachaça brasileira por um rum cubano, ou uma vodca em países frios. Trocar a buchada por uma cabeça de bode, uma iguaria apreciada por Gramsci. Poderá escolher seus objetivos e tirar suas próprias conclusões; escolher suas linhas de pesquisa e de conhecimento; buscar seus norteamentos e referenciais teóricos. Escolher suas fontes, diagramações e formatações.

Fazer um estudo geográfico, político e histórico de ilhas; ilha de Alcatraz (EUA), Ilha de Ústica (Itália) e Ilha Grande (Brasil). A possibilidade de fazer um estudo comparado com cidades, presidentes e até de sistemas penitenciários, como Presidente Bernardes, Presidente Prudente, e Presidente Venceslau.



Enfim, quem tiver outra opinião que escreva e publique. Crie outra tese.

RN, 04/05/16

por

Roberto Cardoso (Maracajá)

Branded Content (produtor de conteúdo)





Texto publicado em:
 Textos relacionados
Texto 1: EaD - Abstract 
Texto 2: EaD - Resumen 
Texto 3: EaD - Résumé 
Texto 4: EaD – Riassunto   

Textos anteriores: 
PDF 594 - Lula a caminho da produção cientifica – o TCC 
PDF 595 - Lula a caminho da produção cientifica – a Monografia 
PDF 596- Lula a caminho da produção cientifica – a Dissertação 
PDF 597- Lula a caminho da produção cientifica – a Tese 
PDF 605 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 1 
 PDF 607 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 2 
Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 3 
  

Nenhum comentário: